painéis tridimiensionais

O Design de Superfície consiste na atividade técnica e criativa da elaboração de imagens bidimensionais aplicadas em padrões e projetadas para o tratamento de superfícies. Trata-se de uma área muito rica, com técnicas diversas de manipulação e pode ser aplicada em campos como a indústria têxtil, papelaria, cerâmica, entre outros.

O interesse por esta área fez surgir um tema para desenvolver este projeto de conclusão de curso: linhas de estampas aplicadas a painéis modulares tridimensionais.

Sua concepção partiu dos seguintes requisitos: o produto precisa “contar uma história” (pertencer a uma coleção coesa e que traduza minha visão de mundo sobre determinado tema, levando-o de forma inovadora ao contato do cliente); ser fácil de limpar; ser receptivo (formas amigáveis, não agressivas); usar materiais acolhedores; e possibilitar modularidade no momento da instalação.

O tema para essa coleção foram as “tramas das varandas de redes de descanso” e para complementá-lo foi escolhido um elemento que pertence ao mesmo universo de tranquilidade e tropicalidade: as folhagens tropicais.

O processo de criação partiu de desenhos de observação, foi seguido por reduções de forma, estudos de modularidade das formas encontradas, escolha dos desenhos finais e renderização dos mesmos. Os cobogós seriam feitos de madeira e utilizados para decorar áreas internas e os painéis de revestimento seriam feitos com fibra vegetal (leves, de fácil transporte e, com os aditivos certos, é resistente à água e incêndios).